Trabalhos fazem parte dos 99 que seguem para a etapa final do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade e foram selecionados dentre as mais de 320 propostas inscritas em todo País

A cidade de Pirenópolis teve dois projetos selecionados para a fase nacional do 32º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O primeiro deles é o trabalho Festividades Natalinas e Preservação do Patrimônio Cultural de Pirenópolis, submetido pela Prefeitura de Pirenópolis. O segundo é o Patrimônio, Inclusão e Cidadania, da Secretaria Municipal de Educação. Os projetos fazem parte dos 99 trabalhos selecionados em todo País e concorrerá a um prêmio de R$ 30 mil. O resultado deve sair até o dia 5 de setembro.

O projeto Festividades Natalinas e Preservação do Patrimônio Cultural de Pirenópolis foi selecionado na categoria de “iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material”, no segmento de entidades governamentais. O trabalho submetido pela prefeitura destaca as reformas de construções históricas de Pirenópolis entre 2017 e 2018 entregues durante o Natal de cada ano. “Foram duas restaurações usando apenas conhecimentos locais. A primeira foi a reforma de uma casa próxima à Igreja Matriz e, outra, no Antigo Mercado Municipal”, destaca a pesquisadora e ex-secretária de Educação, Tereza Caroline Lôbo, responsável pela submissão dos projetos.

No primeiro ano, a restauração da antiga “Casa do Juiz”, próxima à Igreja Matriz, recebeu o tema a “casa do Papai Noel”. “A intenção foi fazer com que os visitantes pensassem que o local fosse realmente a casa onde morava o ‘bom velhinho’’, destaca Caroline. Já a segunda restauração teve como proposta temática a fábrica do Papai Noel. “Além disso, buscamos resgatar as memórias, por meio de fotografias, de moradores de Pirenópolis que morreram recentemente. Reunimos cerca de 50 fotos e 3 mil pessoas em cada evento, onde elas lembravam histórias dos antepassados pirenopolinos”, destaca.

Divino Espírito Santo

O segundo projeto, selecionado na categoria “Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial”, no segmento entidades governamentais, também submetido por Caroline, centrou-se no trabalho da tradição e religiosidade em torno da Festa do Divino Espírito Santo. O projeto contou com a participação de 2.700 alunos da rede municipal de ensino de Pirenópolis em que cada unidade de ensino montou projetos de trabalhos com oficinas para preparação de instrumentos e fantasias para a festa.

“As crianças preparavam máscaras, os convidados foram convidados para dar palestras. Enfim, foi uma sequência de atividades com o objetivo de manter viva a tradição da festa do Divino, que é uma das principais tradições culturais que temos na cidade”, destaca a pesquisadora.

Próximas etapas

Dos 323 projetos inscritos no Prêmio Rodrigo, apenas 99 seguirão para a etapa nacional. Nesta fase, oito trabalhos serão premiados após passar pela análise da Comissão Nacional de Avaliação do Iphan entre os dias 26 e 28 de agosto. O prêmio é dividido em duas grandes categorias: Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material e Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial. Cada uma é dividida em quatro segmentos: entidades governamentais, empresas e fundações privadas, outras instituições sem fins lucrativos da sociedade civil organizada e pessoas físicas e representantes de grupos ou coletivos. Ao todo, serão premiados oito trabalhos, um de cada segmento.

De acordo com o diretor do Departamento de Cooperação e Fomento (Decof) do Iphan, Marcelo Brito, o prêmio Rodrigo é a mais importante premiação de ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro. “Os trabalhos serão avaliados em face da sua originalidade, criatividade, relevância e caráter exemplar. Todos merecem registro, divulgação e reconhecimento público”, explica.

Movido pelo respeito ao meio ambiente e integração a natureza e arquitetura da cidade, o Quinta Santa Bárbara é o PRIMEIRO ECO RESORT de Pirenópolis.

E VOCÊ PODE SER UM DOS EXCLUSIVOS PROPRIETÁRIOS!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *