Há muito tempo Pirenópolis demonstra proatividade nas ações ambientais. Simpósios, congressos, cursos de formação ambiental, plantio de mudas, fiscalização ambiental, arborização urbana, blitz ambiental sobre produtos irregulares, coleta seletiva do lixo… São inúmeras as ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal, por entidades não governamentais e por empresários da cidade.

Recentemente, a Prefeitura, as entidades não governamentais, empresas e pessoas físicas, inclusive, foram homenageadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em reconhecimento às suas ações de proteção ambiental. Há também ações recentes desenvolvidas por empresas da região, como foi o caso do reflorestamento da nascente que deságua no córrego Pratinha. Essa ação foi realizada pelo Quinta Santa Bárbara Eco Resort com estudantes da rede pública da cidade. A mesma empresa também não mediu esforços em outra ação que acabou com as enchentes que inundavam as casas no Alto do Bonfim, próximo à Igreja Nosso Senhor do Bonfim. Nessa obra de drenagem das águas pluviais, foram gastos mais de três milhões de reais de recursos privados, que também ajudaram a salvar do assoreamento uma nascente e o córrego Pratinha.

A militância ambiental, também na cidade, flui com muita naturalidade e acontece em conjunto com ações sociais que ajudam as pessoas mais carentes. É o caso da Lavoura Comunitária da Prefeitura de Pirenópolis, que atende mais de 45 famílias do município. É uma ação conjunta e nessa parceria entre a Prefeitura, os fazendeiros da cidade e as famílias, a união germina a semente do amor e da solidariedade entre todos. A prefeitura entra com as sementes, maquinários e assistência dos engenheiros, os fazendeiros emprestam a terra e as famílias com a mão de obra. O projeto é muito bonito mesmo.

É por isso que, diante de tudo que falamos, o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (05), é um dia de orgulho para a população e autoridades de Piri, que carregam o sentimento da missão cumprida por se tratar de uma cidade referência em meio ambiente no estado de Goiás.

Feliz Dia Internacional do Meio Ambiente!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *