O advogado Luís Carlos Cardoso, de 66 anos, é o imperador ou festeiro para a próxima edição da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis. Seu nome foi sorteado no último domingo (15), durante a missa solene realizada na Matriz Nossa Senhora do Rosário, e foi recebido com grande entusiasmo pela comunidade pirenopolina, que lotou a igreja. Luís Carlos receberá a posse oficial na quinta-feira, 26 de maio.

A intensa movimentação de pessoas para acompanhar a missa demonstra que, além das manifestações folclóricas e culturais – que são apenas uma parte da Festa do Divino – a religiosidade é também uma característica marcante da celebração, que vêm sendo realizada há quase 200 anos ininterruptamente. “Para nós, o mais importante nesse título é a ascensão do Espírito Santo. Nesse sentido, o imperador é um servo do Divino para levar uma mensagem de fé a todos”, disse Luís Carlos, que há três anos concorre ao sorteio. Ele lembra, inclusive, que ha exatos 30 anos a coroa do Espírito Santo esteve em sua casa, quando seu irmão foi imperador.

O sorteio é organizado há 170 anos pela Irmandade do Santíssimo, entidade ligada a Matriz Nossa Senhora do Rosário, considera a igreja mais antiga do Centro-Oeste brasileiro. Sua construção data do ano de 1728.

O papel do imperador não é meramente simbólico. Ao festeiro, com também é chamado, cabe a organização e coordenação de todos os festejos e celebrações que integram a Festa do Divino Espírito Santo, incluindo a busca por patrocínio e pelo apoio de voluntários. Além disso, sua casa recebe um altar, com uma réplica da coroa do Espírito Santo, que fica aberto para receber a comunidade.

Cortejo
Após a missa solene, ao som da banda Phoênix (a mais antiga da cidade) o atual imperador, Jenivaldo de Sá, e toda sua família seguiram o cortejo de de fiéis até sua residência. É nesse momento que o festeiro usa a legítima corona do Divino, cunhada em prata no ano de 1826 e com o símbolo do Espírito Santo todo em ouro em seu topo.

Para Jenivaldo, que prepara-se para despedir do título nos próximos dias, o momento é de agradecimento à grande parceria da comunidade, o principal ingrediente, segundo ele, para o sucesso de mais uma edição da Festa do Divino. “Foi um grande orgulho ser o representante dessa celebração, que faz parte de nossa essência. Isso jamais será mudado”, disse.

Acompanhe na galeria abaixo alguns cliques da missa e do cortejo:

Por Raquel Pinho

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *