Pirenópolis tem cerca de 20 mil habitantes e está a 130 km de Goiânia e 140 km de Brasília. Para quem mora nestas capitais e adjacências, é possível ir e voltar a Piri no mesmo dia sem se estressar. São muitas as opções de lazer, que vão das cachoeiras e trilhas aos restaurantes, bares cafés, além dos pontos históricos. A maior parte dos turistas visita à cidade aos fins de semana, mas há quem busque a tranquilidade plena de segunda a quinta-feira.

Se a viagem for meio que um “bate e volta” — e isso acontece mais aos sábados, domingos e feriados — temos cinco lugares para indicar para você. Sem passar por eles, o turista não terá condições de descrever a magia desta cidade. Confira as dicas e aproveite o melhor de Pirenópolis:

1 – DIVINO CAFÉ E IGREJA NOSSO SENHOR DO BONFIM
Bom, normalmente, aqueles visitantes mais tranquilos costumam chegar em Piri às 10h da manhã. Neste caso, o ideal é saborear um delicioso café da manhã. E quem sempre está de prontidão para atender com carinho e profissionalismo a todos os visitantes é a chefe de cozinha Josi Lobo, acostumada a receber viajantes de todas as partes do mundo e estrelas como a jornalista Global Fátima Bernardes.

Josi atende no Lound Divino Café, do Eco Resort Quinta Santa Bárbara, localizado ao lado da Igreja do Senhor do Bonfim. Só aí o turista conhece dois lugares imperdíveis! A centenária Igreja está preservada e revela-se uma das mais tradicionais da cidade, dedicada ao Senhor do Bonfim. Ela começou a ser construída em 1750, quando chegou a imagem de Nosso Senhor do Bonfim, trazida de Salvador por um comboio de 264 escravos. Além das curiosidades sobre a igreja, a visita também vale pela arquitetura do monumento.

2 – IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Por falar em Igreja, a Matriz Nossa Senhora do Rosário é outro monumento histórico que deve ser visitado. Ela começou a ser construída por escravos em 1728, mas terminada mesmo em torno de cinco anos depois. O monumento foi reconstituído várias vezes, mas seu momento mais dramático ocorreu em 2002, quando um acidente incendiário a destruiu totalmente. Pela força da comoção pública, o local foi totalmente restaurado e atualmente é o principal ponto para as fotos turísticas em Piri.

3 – CENTRO HISTÓRICO
O Centro Histórico é outro espaço que deve estar na prioridade de quem passa pouco tempo na cidade. Quer viver o passado? Então passa por lá! A maior parte dos casarões do século XVIII estão ali, preservados em forma de bares e restaurantes. Lá o turista também encontra o Teatro Sebastião Pompeu de Pina e o Cine Teatro Pireneus. Os dois foram construídos em 1899 e encontram-se na Praça da Matriz.

4 – RUA DO LAZER
Quem curte uma boa noite de lazer e diversão, com muita boemia, tem que passar pela Rua do Rosário, mais conhecida como Rua do Lazer. Bares, Restaurantes com muita comida goiana e pratos internacionais deixam o visitante em dúvida sobre o que escolher. A rua é famosa também pelas festas e shows que acontecem por lá.

5 – CACHOEIRAS
Oitenta cachoeiras estão abertas à visitação em Pirenópolis. Treze delas são imperdíveis e sabemos que você vai precisar de mais que um “bate e volta” para conhecê-las. Por isso não custa nada enumerá-los para você lembrar de curtir quando vier:
• Cachoeira Bom Sucesso
• Cachoeira das Araras
• Cachoeira do Coqueiro
• Cachoeira Garganta
• Cachoeira Paraíso
• Cachoeira Lobo
• Cachoeira do Abade
• Cachoeira Santa Maria
• Cachoeira Lázaro
• Cachoeira do Rosário
• Cachoeira dos Dragões
• Cachoeira da Meia Lua
• Cachoeira Usina Velha

Bom, agora você pode dizer que sabe um pouquinho da nossa história. Não falamos dos museus Divino Espírito Santo e Rodas da Paz, entre muitos outros espaços culturais e nem das nossas áreas para prática de esportes radicais, como trekking e mountain Bike, mais isso a gente trata em uma outra matéria. É só você ficar ligado aqui no nosso espaço digital.

 

Um Comentário

  1. Genira Maria Balbino

    Adoramos a cidade, a preservação dos casarões, mas principalmente do acolhimento das pessoas! Tanto nas lojas, restaurantes. O principal, as pessoas, muito simpáticas. Os funcionários da Pousada Cavaleiros dos Pirineus, que é uma pousada de um bom gosto incrível!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *