Localizado a 22 quilômetros do centro histórico de Pirenópolis, local traz trilhas, banho de rio e refeições típicas da região. Passeio pode ser uma boa pedida para fugir do tempo quente e seco que tem sido registrado em várias cidades goianas

Um lugar para descanso e em contato com a natureza. Essa é a proposta do Santuário Ecológico Praia Grande, localizado a 22 quilômetros do Centro Histórico de Pirenópolis. Com uma trilha de 1,2 quilômetro que passa dentro de uma reserva ecológica intacta, banhos no Rio Dois Irmãos e 55 hectares de área total, o local pode ser uma boa pedida para fugir do tempo quente e seco que tem sido registrado em várias cidades goianas, na capital Goiânia inclusive.

De acordo com o proprietário do santuário, Nirlen Oliveira Melo, mais de 75% do público que frequenta o local é composto por casais e famílias. “Isso ajuda a formar um ambiente bem mais familiar, o que permite um ambiente com mais paz e tranquilidade”, destaca. Entre as principais atrações do santuário está uma praia de areia branca banhada por um rio de águas cristalinas que cobre cerca de 1,3 quilômetro do espaço, formando uma belíssima piscina natural.

Outra atração do santuário é uma reserva natural que está protegida desde 1940. Entre os principais animais encontrados no local estão o mutum, o veado e o lobo-guará. “Também temos uma grande variedade de espécies vegetais típicas do cerrado, como o baru, o angico vermelho, o jatobá e a aroeira”, completa.

Mudança de nome

Aberto ao turismo há 25 anos e conhecido como Balneário Praia Grande, o local acabou mudando de nome há dois anos, conforme explica o proprietário da área, Nirlen Melo. “Hoje chamamos de santuário, porque é onde o Espírito Santo faz morada. Recebemos muitos grupos de igrejas e escoteiros e isso faz com que o local seja ainda mais abençoado”, diz Nirlen. Porém, essa não é a única novidade. “Já estamos trabalhando em um projeto de pesca esportiva porque temos muitos peixes da espécie Pirapitinga do Sul. Porém, será no estilo pesque e solte em respeito à natureza”, explica.

O local fica aberto de segunda a domingo, das 7h às 17 horas. A entrada somente para visitação é R$ 25,00 por pessoa. Crianças até 10 anos não pagam. “Aqueles que quiserem vir e fazer um camping, passar a noite conosco, cobramos apenas R$ 30,00”, destaca Nirlen. Ainda há a opção de encomendar uma refeição com pratos regionais. Neste caso, é necessário entrar em contato pelos telefones (62) 9 9923-6610 ou (62) 9 9629-0044. “São pratos bem tradicionais, comuns de nossa culinária, como feijão na banha de porco e frango caipira”, exemplifica Nirlen.

Fotos: Raquel Pinho

 

Movido pelo respeito ao meio ambiente e integração a natureza e arquitetura da cidade, o Quinta Santa Bárbara é o PRIMEIRO ECO RESORT de Pirenópolis.

E VOCÊ PODE SER UM DOS EXCLUSIVOS PROPRIETÁRIOS!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *