Obra “Barro, Madeira e Pedra – Patrimônios de Pirenópolis” traz informações históricas e experiências dos autores Silvio Cavalcante e Neusa Cavalcante sobre igrejas, equipamentos culturais, espaços urbanos, museus e arquitetura rural tombados pelo Iphan

Museus, pontes, largos, igrejas, teatro, cinema e fazendas. Seja nos limites da zona urbana ou rural, Pirenópolis reúne diversas atrações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e que resgatam parte valiosa da história de Goiás e da cultura do Estado. A organização de informações sobre todo esse acervo arquitetônico, histórico, cultural e natural resultou no livro Barro, Madeira e Pedra – Patrimônios de Pirenópolis, de autoria dos arquitetos e irmãos Silvio Cavalcante e Neusa Cavalcante. O lançamento da obra será nesta próxima sexta-feira (6/9), às 18 horas, no Cine Pireneus, localizado na Rua Direita, no Centro Histórico. O evento é aberto para toda população e gratuito.

A produção literária apresenta informações históricas e relata as experiências dos autores com Pirenópolis entre 1995 e 2015. O livro ainda retrata as técnicas de intervenção e restauração dos patrimônios culturais, reunidas nas seguintes categorias: Igrejas (Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Igreja do Nosso Senhor do Bonfim); Equipamentos Culturais (Teatro de Pirenópolis, Cine Pireneus, Entroncamento Cultural, Casa de Câmara e Cadeia e Centro de Arte e Música Ita & Alaor); Espaços Urbanos (Largo da Matriz: Salão Paroquial, Casa Paroquial, Largo/Praça); Paisagem (Rio das Almas: Ponte de Madeira, Ponte Pênsil e Beira-Rio); Arquitetura Rural (Fazenda Babilônia); Museus (Museu de Arte Sacra do Carmo, Museu do Divino e Museu Memória da Matriz); e Iluminação Pública.

Silvio Cavalcante, que foi arquiteto do escritório técnico do Iphan em Pirenópolis durante 20 anos, acompanhou de perto a restauração de 20 patrimônios históricos na cidade. Ele conta que no livro que assina junto com sua irmã busca documentar todo esse trabalho em igrejas e prédios históricos da cidade. “O objetivo foi justamente evidenciar o antes, durante e o depois da restauração. Claro que a entrega da obra é um ponto importante, mas registrar todo o processo de reconstrução também é extremamente relevante”, ressalta o arquiteto.

O arquiteto ainda destaca a importância que a população pirenopolina teve para a restauração de alguns patrimônios históricos da cidade, como a Igreja Matriz. “O primeiro restauro do local acabou sendo exemplo para outras partes do País por meio do projeto ‘Tocando a Obra’, em que, a cada final de semana, a população era convidada para acompanhar a inauguração de uma parte da Igreja”, lembra Silvio. “Já na última restauração, com o projeto ‘Canteiro Aberto’, as obras de reparo passaram a ser expostas para todos os moradores e visitantes da cidade, chegando a receber até 10 mil pessoas por mês nas obras”, conclui.

A obra

O livro Barro, Madeira e Pedra – Patrimônios de Pirenópolis teve o primeiro lançamento na sede do Iphan, em Brasília, no dia 19 de agosto. Já a apresentação para o público de Goiânia está prevista para o dia 26 de setembro. Os livros podem ser adquiridos em Brasília na sede do Iphan, na Banca da Conceição e na Livraria do Chiquinho, localizada na Universidade de Brasília – UnB.

Dedicada à primeira arquiteta do Iphan, Belmira Finageiv, o livro contém um rico acervo fotográfico e de ilustrações sobre os projetos e equipamentos arquitetônicos de Pirenópolis. A obra é voltado para profissionais, estudantes e demais interessados na história dos Patrimônios Históricos da charmosa cidade e é resultado da parceria entre o Iphan, a Elysium Sociedade Cultural e a Construtora Biapó.

Serviço

Lançamento do livro Barro, Madeira e Pedra – Patrimônios de Pirenópolis

Data e horário: 6 de setembro, às 18 horas

Local: Cine Pireneus (Rua Direita, Centro)

 

Movido pelo respeito ao meio ambiente e integração a natureza e arquitetura da cidade, o Quinta Santa Bárbara é o PRIMEIRO ECO RESORT de Pirenópolis.

E VOCÊ PODE SER UM DOS EXCLUSIVOS PROPRIETÁRIOS!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *