Cursos gratuitos promovidos pela UEG apresentam variadas receitas que têm como base frutos típicos do bioma

A cada dia uma nova receita com frutos do Cerrado para se deliciar. Essa é a proposta das oficinas promovidas pelo projeto Gastronomia Cerrado: saberes e sabores, que no próximo dia 12 (sexta-feira), a partir das 13h, irão ensinar a fazer novos pratos, tendo como ingredientes básicos produtos típicos do bioma.

Promovidas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), no campus Pirenópolis, as oficinas são gratuitas e abertas à comunidade e turistas. Quem tiver interesse ainda pode participar, basta acessar o site https://giltobias67.wixsite.com/gastronomiacerrado e fazer a inscrição.

Segundo a tecnóloga em gastronomia, Gil Tobias, o projeto Gastronomia Cerrado: saberes e sabores foi contemplado em 2018 pelo Fundo de Arte e Cultura (FAC) de Pirenópolis. “O que pretendemos com essa iniciativa é privilegiar o que é nosso com receitas variadas e fáceis de se fazer. Daqui, podem sair pessoas preparadas para, quem sabe, abrir um empreendimento gastronômico”, explica a responsável pelo curso.

Biscoitos, cupcakes, rocamboles, geleias e brigadeiros estão entras as várias receitas tradicionais que ganharam uma nova roupagem com espécies típicas do cerrado como buriti, jabuticaba, cagaita, pequi, baru, pitanga, seriguela e jatobá. Na quarta-feira a receita ensinada foi o Cupcake de Buriti. O ingrediente básico da iguaria é a pasta de buriti, produzida com polpa do fruto extraído de uma palmeira amplamente encontrada no cerrado, mas também na Região Amazônica. A espécie floresce quase o ano inteiro, mas principalmente nos meses de abril a agosto.

De sabor levemente azedinho, que lembra o damasco, da polpa do fruto são feitos óleos comestíveis, sucos, geleias, doces, sorvetes e até vinho. Visualmente, o fruto é de fácil identificação com uma casca em escamas marrom e rígida, que protege sua polpa meio vermelho-amarelada.

Para quem quiser arriscar, o blog Amo Piri traz com exclusividade a receita da próxima quarta-feira, confira.

Cupcake de Buriti

Ingredientes

  • 140 g de manteiga temperatura ambiente;
  • 30g de creme de leite;
  • 100 ml de leite;
  • 60 g de pasta do buriti;
  • 200 g de farinha de trigo;
  • 15 g de fermento em pó;
  • 50 g de chá de açúcar mascavo refinado;
  • 1 colher de café de sal fino;
  • 3 ovos.

Preparo
Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma vasilha, misture a farinha de trigo, fermento em pó, açúcar refinado e sal. Em outra vasilha, misture o creme de leite com a pasta de buriti. Preparar as formas de cupcakes, colocar 1/4 da massa de cupcake. Por cima, espalhe cerca de duas colheres de chá da massa de buriti. Misture a massa usando um palito de dentes, fazendo com que a massa cubra o buriti. Levar ao forno por 20 minutos. Deixe esfriar.

 


 

Movido pelo respeito ao meio ambiente e integração a natureza e arquitetura da cidade, o Quinta Santa Bárbara é o PRIMEIRO ECO RESORT de Pirenópolis.

E VOCÊ PODE SER UM DOS EXCLUSIVOS PROPRIETÁRIOS!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *