Pirenópolis já se prepara para o 11° Festival Gastronômico da cidade, a ser realizado entre os dias 16 e 19 de junho. O evento integra o Circuito Gastronômico de Goiás, considerado o maior do gênero no Brasil. O programa, que tem como objetivo divulgar as riquezas culturais de Goiás e fomentar a atividade turística, foi lançado este mês pelo governador Marconi Perillo e o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia.

Além de Pirenópolis, outros sete municípios integram o Circuito Gastronômico: São Simão, Cidade de Goiás, Nova Veneza, Região das Águas quentes (Caldas Novas e Rio Quente), Goiânia e Alto Paraíso. O circuito conta com a parceria do Sebrae Goiás e do Senac que promovem cursos de capacitação, antes do início dos festivais em cada cidade.

Durante o lançamento do programa no Palácio das Esmeraldas, Marconi Perillo afirmou que na missão aos Estados Unidos, realizada há duas semanas, apresentou as potencialidades turísticas de Goiás. Em Nova Iorque, ele apresentou em detalhes os circuitos das Cavalhadas, Gastronômico, das Águas Quentes, das Cidades Históricas. Ele também tratou da potencialidade que o Estado tem para o turismo de aventura e religioso. De acordo com o governador, o segmento da alimentação respondeu em 2015 por mais da metade da receita estadual oriunda da cadeia produtiva do turismo.

O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, considera o Circuito Gastronômico de suma importância para a economia dos municípios e de Goiás. “Ficamos muito felizes em ter o apoio do governador Marconi Perillo de uma forma incondicional para que possamos juntar a cultura e o turismo como forma de melhorar o desempenho econômico do Estado”. No ano passado, o Festival Gastronômico, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Turismo de Pirenópolis, atraiu mais de 15 mil visitantes durante os três dias de sua realização.

Anderson Costa, com informações do Goiás Agora

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *