Além das belíssimas paisagens naturais, Pirenópolis também é bastante reconhecida pela sua arte e cultura. O artesanato feito a partir de matérias-primas naturais atrai diversos turistas. São roupas, itens de cozinha, artigos de decoração e muito mais.

Várias lojas espalhadas pela cidade trabalham com a produção artesanal pois possui muitas associações de artesãos que produzem diversos tipos de artes manuais de forma sustentável e com materiais reciclados. É possível encontrar peças produzidas em cerâmica, metal, prata e madeira e até mesmo produtos de tecelagem.

Você sabia que Pirenópolis foi reconhecida como capital da Prata em 2019?  O Instituto Nacional da Propriedade Industrial concedeu a indicação geográfica para a prata produzida na cidade, proporcionando reconhecimento da qualidade do material e da originalidade do trabalho.

Toda a produção é sustentável e utiliza prata reciclada. Se você é amante de joias artesanais de prata e itens fabricados manualmente, dá pra encontrar em Piri.

Existe uma famosa feirinha que acontece todos os finais de semana e feriados, na Praça do Coreto, próxima à Rua do Lazer. Lá é possível encontrar roupas, acessórios, joias, trabalhos em couro, peças produzidas com materiais reciclados, itens decorativos, tapeçaria, salgados e doces.

Na Rua do Bonfim, você encontra a Piretur, próxima ao Centro de Atendimento ao Turista. É uma loja subsidiada por uma Associação de Artesãos de Pirenópolis, onde é possível achar máscaras típicas dos mascarados, tapeçaria, itens decorativos, souvenirs, peças feitas de quartzito, cabaças, quitandas e doces locais, entre outros.

Já na Rua Rui Barbosa, mais conhecida como Rua das Lojinhas, há uma infinidade de opções do comércio local. Vale a visita!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *