Situada no interior de Goiás, Pirenópolis foi tombada como Patrimônio Nacional tanto por suas belezas naturais quanto por sua importância de valor histórico para o Brasil. 

Muitas pessoas procuram a cidade para passar dias de tranquilidade e desfrutar da natureza da região. Piri tem 82 cachoeiras, sendo muitas delas abertas para visitação, com pontos de apoio e água cristalina.

Conheça as principais e não deixe de incluir em seu roteiro!

Abade waterfall, Pirenopolis, GO, Brazil

Abade

Localizada no Parque Estadual dos Pirineus, possui 22 metros de altura. Suas águas caem a partir de um lindo cânion, em um poço de 900 metros quadrados, onde fluem as águas dos Rio das Almas.

Os turistas podem contar com a possibilidade de percorrer duas trilhas, uma de 400 metros onde é possível conhecer a Cachoeira do Canyon, a Cachoeira do Abade e o Mirante das Andorinhas. E a segunda trilha, com 2500m de extensão, traz mais quatro mirantes, pontes perfeitas para fotos além da passagem por todas as cachoeiras.

Para se alimentar, o Restaurante Vila do Ouro conta com o melhor da cozinha goiana.

Dragões

São mais de oito cachoeiras e diversas nascentes que brotam no meio do cerrado goiano, com aproximadamente 1.270 metros de altitude. Ficam situadas no  Mosteiro Zen, um santuário ecológico a 38 km de Pirenópolis.

Para ter acesso ao local é preciso fazer uma trilha, cercada por campos úmidos, veredas e cerrado. Cada cachoeira, com sua mitologia relacionada aos Dragões, faz um convite a quem quer experimentar um passeio especial. No local não há infraestrutura de alimentação, portanto é preciso levar lanche. 

Usina Velha

Ao lado das pedreiras, é a mais próxima da cidade, com três quedas e piscinas naturais incríveis. Possui área de camping e trilhas de fácil acesso. Porém sua queda não é tão grande, apenas 10 metros de altura.

Os poços não são muito profundos, fazendo com que sejam perfeitos para banhos mais relaxantes.

Meia lua

Também bem próxima do centro histórico, a apenas 5 km de distância, é perfeita para quem pretende levar crianças pequenas e idosos, já que seu acesso é fácil e rápido.

Basta ir pelo bairro Alto do Bonfim e pegar a estrada que dá acesso ao Parque dos Pirineus. Chegando lá, é possível encontrar várias quedas d’água e aproximadamente 200 metros de corredeiras, que formam várias piscinas naturais exuberantes.

Lázaro

Dentro da Reserva Ecológica Vargem Grande, é a escolha ideal para passear com a família.  Na entrada há banheiros, lanchonete e lojinha.

Conta com uma extensa faixa de areia para as crianças brincarem e os adultos tomarem um sol.  Está a apenas 12 km do centro de Pirenópolis. O acesso de carro é fácil, pela Rodovia Parque dos Pireneus, com estrada asfaltada e depois um pedaço de estrada de terra.

Bonsucesso

Aqui as estradas são bem estreitas e de acesso um pouco mais difícil. Então, o ideal é contar com um guia turístico!

Para chegar até o local é possível escolher entre duas trilhas diferentes, sendo que uma pode ser feita a cavalo e termina em uma linda cachoeira. Já a outra, considerada como a trilha tradicional, só é possível ser percorrida a pé, tendo seu fim em um local com 6 cachoeiras.

Há opção de restaurante nas proximidades e também uma lojinha de doces típicos e de artesanato local.

 

E aí, já visitou algum desses locais maravilhosos? Conta pra gente: qual a sua cachoeira favorita em Pirenópolis?

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *