Diz à lenda que os felinos tem 7 vidas. Essa história surgiu, mais provavelmente, por causa do eficiente sistema imunológico desses animais e a grande agilidade que os permite cair sempre de pé. E por que 7 e não outro número? Talvez por uma questão mística. Na Cabala, o algarismo 7 é o de maior significado mágico. De qualquer forma, essa é só uma explicação curiosa sobre esses intrigantes animais.

E por falar em felinos com 7 vidas, você sabia que pode dar a alguns deles mais uma oportunidade de sobrevivência?  É que perto de Pirenópolis existe um abrigo para onças resgatadas que está passando por dificuldades para alimentar os animais nesses tempos de pandemia. Com sua ajuda, eles podem viver além dessas 7 vidas.

O lar dos grandes felinos que não tem mais condições de viver soltos na mata fica há 50 km de Pirenópolis, no município de Corumbá (GO). O espaço está sob a administração da ONG NEX – No Exitinction, que acolhe e protege animais que escaparam de caçadores e contrabandistas. Atualmente o projeto, que iniciou em 2001, atende 22 animais: 14 onças-pintadas, 7 suçuaranas e 1 jaguatirica. A ONG também faz trabalho de readaptação dos animais e já conseguiu devolver 4 onças à natureza.

Segundo a fundadora da instituição, Cristina Gianni, 72 anos, os gastos para manter a alimentação dos felinos está em torno de R$ 15 mil por mês. Ela conta com a ajuda voluntária de biólogos, veterinários e frigoríficos que contribuem pela causa. Ainda assim, não está sendo suficiente para manter as onças.

A NEX atua cientificamente para preservação dessas espécies e certa vez recebeu do Zoológico de Brasília a onça pintada Gabriela, para conhecer o macho Ogun. O resultado foi o melhor e o casal deu à luz a Oxossi, o caçula do plantel. Oxossi, hoje, está sendo estimulado a ser independente para, no futuro, ser inserido na natureza. Essa é apenas uma das várias histórias de sucesso do criadouro que vem contribuindo para salvar os animais da extinção.

Você pode ser parte dessa linda história de proteção das onças do nosso cerrado. Os interessados podem enviar e-mail para [email protected].

Nossos parabéns e agradecimentos a ONG NEX por esse lindo trabalho de preservação das onças brasileiras.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *